Você sabe o que significa Metaverso?
O metaverso é uma nova realidade virtualizada que mudará a visão de Internet como conhecemos. Trata-se de um conceito que une a noção de simulação virtual com a realidade prática, para permitir novas funções e operações dentro da rede.
Essa tecnologia é como um mundo virtual paralelo, em que as pessoas serão representadas por avatares. Elas poderão comprar, interagir com outros e participar de reuniões corporativas com corpos virtuais, em espaços virtuais.
O metaverso é baseado, sobretudo, na ideia de realidade virtual e realidade aumentada. As simulações serão cruciais para gerar um mundo novo, virtualizado, e que seja gerenciado por pessoas reais com recursos reais.
Ou seja, o acesso será muito similar ao que as pessoas já fazem hoje, com óculos e outras ferramentas. Assim, a ideia é aumentar ainda mais a imersão no mundo virtual. Lá você pode ir para a escola, trabalhar, jogar, assistir shows, navegar nas prateleiras das lojas e muito mais sem sair da sua casa (física).
Se a internet é bidimensional – texto e imagens em telas planas – pense no metaverso como tridimensional e multissensorial, incluindo o toque.
Em um metaverso, a economia é virtual, baseada nas criptomoedas, que ficam publicamente expostas em uma rede mundial, ou seja, o blockchain. Para efetuar transações no metaverso, como comprar e vender terrenos, roupas e até mesmo itens de trabalho, os tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) são as moedas de troca, sendo que a posse de cada um deles é registrada no blockchain.
Usando os NFTs, é possível negociar, leiloar, vender, ceder e até alugar um objeto no metaverso. Para tanto, é preciso apenas que o blockchain em que o NFT está registrado esteja também integrado ao metaverso, com uma representação virtual do NFT, como uma arte digital em uma galeria virtual dentro do metaverso.
Você já pensou em fazer parte desta nova realidade?