Google lança o Vids, gerador de vídeos com IA
Em busca de expandir o uso corporativo da inteligência artificial, o Google Cloud anunciou, nesta terça-feira, a inclusão de recursos de IA em ferramentas populares, como a Gmail e o Meet, além do lançamento de serviços que incluem um gerador de vídeos e uma plataforma que cria assistentes virtuais personalizáveis.
No caso do Google Meet, a novidade é um assistente baseado em inteligência artificial que resume conversas e traduz reuniões em tempo real, enquanto o Gmail será integrado a comandos de voz. Para vídeos, a grande aposta é o Google Vids, sistema que cria e edita conteúdos a partir de comandos simples de texto.
O pacote de anúncios foi feito em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde acontece o Google Cloud Next '24, evento da divisão de nuvem da gigante de tecnologia. As novidades usam o Gemini, modelo de IA da empresa. Para os clientes corporativos, o Google também vai passar a disponibilizar o Gemini 1.5 Pro, que tem capacidade de processar mais informações.
Além de lançamentos em softwares, o Google deu novos passos também na corrida pela infraestrutura em torno da IA. Nessa área, são duas investidas. A primeira é o lançamento de um hipercomputador de uso empresarial com estrutura interna e softwares voltados para treinar modelos de IA. A segunda é a Google Axion, um braço da companhia que irá fornecer chips de IA, em um momento de demanda aquecida por processadores.
No caso do Vids, o sistema deve estar no mercado em junho. O foco, segundo o Google, é uso para o trabalho. O aplicativo funciona como um assistente que edita e produz vídeos, seja para reuniões ou anúncios corporativos. Outras funcionalidades incluem criação de trilha sonora e narração, além de estocagem de imagens e sugestão de cenas. O modelo ficará integrado a sistemas como o Docs, Planilhas e Apresentações, e pode receber instruções a partir de documentos da empresa.